https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | APROVADA A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL “CÁVADO COM…VIDA 2030”
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

APROVADA A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL “CÁVADO COM…VIDA 2030”

2023-12-29

 

 
 

O Comité de Selecção da Autoridade de Gestão do PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum aprovou no dia 27 de dezembro a Estratégia de Desenvolvimento Local-EDL “CÁVADO COM…VIDA 2030”, proposta pelo Grupo de Acção Local da ATAHCA, para o território do Cávado no período 2023-2027, tendo obtido uma pontuação na Valia dos Critérios de Mérito (VCM) de 4,323/5.

Em termos de abrangência territorial e relativamente à EDL do período anterior (2014-2020), o território elegível do Cávado passa a abranger mais 28 freguesias de Barcelos, mais 4 freguesias do concelho de Esposende e mais 2 freguesias de Braga. No total o território da EDL passa a contar com 144 freguesias elegíveis (120 rurais e 24 não rurais) e uma população total de 214 662 habitantes (o anterior era de 149 591) o que significa um acréscimo populacional de 65 071 habitantes. No que diz respeito aos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, estes continuam a estar totalmente abrangidos por esta EDL.

A EDL agora aprovada, apresenta o seguinte conjunto de 6 Enfoques Temáticos, de acordo com a Macro Estratégia elaborada;

1 - INFORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO E APOIO TÉCNICO DE PROXIMIDADE EM MEIO RURAL;

2 - COMPETITIVIDADE AGRÁRIA E SOCIECONÓMICA E ADAPTAÇÃO À TRANSIÇÃO (CLIMÁTICA, ENERGÉTICA, DIGITAL);

3 - SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA E ALIMENTAR;

4 - VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DOS RECURSOS ENDÓGENOS E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA;

5 - DINAMIZAÇÃO DE SERVIÇOS E DA ANIMAÇÃO TERRITORIAL EM MEIO RURAL;

6 - PROMOÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO, EM PARCERIA E EM COOPERAÇÃO.

A Autoridade de Gestão do PEPAC aprovou também a constituição da parceria da EDL “CÁVADO COM…VIDA 2030”, a qual será composta por 142 entidades locais do território, abrangendo os sectores da Agricultura, Agroalimentar, Turismo, Área Social, Educação, Indústria, Ambiente, Floresta, Património/Cultura, Formação e Saúde.

Com esta aprovação o GAL da ATAHCA está qualificado para a 2ª fase do concurso de reconhecimento dos GAL e selecção das Estratégias de Desenvolvimento Local, no qual serão aprovadas as medidas e acções a propor e as respectivas verbas nacionais e comunitárias a alocar.

 

Voltar