https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | OBSERVATÓRIO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS AGROALIMETARES JÁ ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

OBSERVATÓRIO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS AGROALIMETARES JÁ ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE

2023-09-15

 

O Observatório de Preços Agroalimentar recentemente craido pelo MInistério da Agricultura e Alimentação (MAA), é um instrumento de reforço da informação e transparência, ao longo de toda a cadeia agroalimentar, desde a produção até ao consumidor final. Acessível a todos, o Observatório irá disponibilizar, mensalmente, informação atualizada sobre os preços registados da produção ao consumo referentes a um cabaz de 26 produtos alimentares representativos nas fileiras selecionadas como ovos, frutas, azeite ou laticínios.

De acordo com o MAA, “o Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efetivamente pago pelo consumidor. Queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no setor agroalimentar”.

Estão disponíveis os preços quer ao produtor quer ao consumidor de produtos agroalimentares como fruta, carne, azeite, cereais, hortícolas, lacticínios, ovos e pescado.

O Observatório de Preços Agroalimentar já pode ser consultado aqui e o vídeo de apresentação já está disponível aqui, no canal de YouTube do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Voltar