https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Projecto “Sistema Participativo de Garantia dos Circuitos Curtos Agroalimentares” apresenta resultados do projeto em seminário
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Projecto “Sistema Participativo de Garantia dos Circuitos Curtos Agroalimentares” apresenta resultados do projeto em seminário

2022-03-30

 

Decorreu no dia 23 de março em Palmela, o Seminário “Sistema Participativo de Garantia dos Circuitos Curtos”, que contou com 125 participantes que tiveram oportunidade de conhecer e refletir sobre os resultados do projeto apoiado no âmbito do PDR 2020/Rede Rural Nacional.

O projeto desenvolvido por 9 entidades parceiras teve como objetivo criar a primeira metodologia SPG em Portugal, incorporando requisitos que validem os processos de produção e comercialização dos circuitos curtos agroalimentares e contribuam para influenciar políticas públicas.

Na sessão de abertura, a cargo do Presidente da ADREPES, Joaquim Carapeto, foi feito o enquadramento da temática, com enfoque na importância da parceria e na inovação do processo do SPG. Referiu também que o trabalho desenvolvido pelos parceiros foi baseado nos princípios da abordagem LEADER com o envolvimento coletivo da comunidade, contando com a participação de produtores, consumidores e demais atores da sociedade civil.

A metodologia e instrumentos SPG foram concebidos em estreita colaboração com a Academia, o que permitiu acrescentar valor ao conhecimento das experiências e metodologias produzidas.

Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia, apresentou as definições e metodologia do SPG e Paulo Pereira, da ATAHCA, as ferramentas criadas no âmbito do projeto que pretendem promover as boas práticas agrícolas. A experiência espanhola esteve a cargo de Maria Carmem Padilla, da Universidade de Córdoba, e Mar Esteve do SPG Espanhol Ecollaures. Por último, Natália Henriques, da ADREPES, apresentou as recomendações políticas que se pretende que venham a constituir um referencial para o próximo período de programação. A moderação da mesa dos oradores esteve a cargo de José Sousa Guedes da ADER-SOUSA.

 

Voltar