https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | Lançado o Guia para Consumir Local
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

Lançado o Guia para Consumir Local

2020-06-01

Com o mote “A produção local procura consumidores locais” a Associação In Loco do Algarve, lançou na semana passada o “Guia para Consumir Local”. cujo objectivo é  despertar para a necessidade de mudança de comportamentos contribuindo, através do consumo alimentar, para a economia local e consequente diminuição da pegada ecológica.

 
Este documento aposta na economia circular (da produção ao consumo) como caminho para a sustentabilidade. Esse tem sido um investimento da Associação In Loco que, ao longo de vários anos, tem apostado no desenvolvimento de projetos que estimulam a produção e o consumo local, promovendo circuitos curtos agroalimentares. É o caso da iniciativa 100% Local, que incide sobre estas questões, insistindo na ideia de que quer a produção, quer o consumo local, podem fazer a diferença na resolução deste problema global.
 
A alimentação é o que mais pesa na pegada ecológica de Portugal e é, também, a componente que o consumidor mais facilmente pode alterar. Optar pela compra de produtos locais, frescos e da época, produzidos em modos mais sustentáveis, provenientes de uma agricultura familiar de pequena escala, e privilegiar circuitos curtos agroalimentares que resultam numa maior proximidade entre produtores(as) e consumidores(as), são alguns dos hábitos a adotar.

A opção do consumidor pelos produtos locais surge, sobretudo, do grau de consciência e de informação detidos sobre os sistemas alimentares e da noção adquirida sobre a sua pegada ecológica e o seu impacto. este “Guia para Consumir Local” pretende contribuir para esse propósito, explicando a importância do consumo alimentar em circuitos de proximidade. A publicação informa e apoia na tomada de decisão e de ação pela redução do impacto humano sobre o Planeta, facultando um conjunto de instruções orientadoras para a formação de consumidores(as) conscientes e responsáveis que privilegiam a aquisição de produtos alimentares locais.
 
Leia o guia acedendo a este link

Voltar