Notícias

Na ATAHCA a cooperação não espera

2016-10-27

Desde dia 9 de outubro até dia 15, um grupo de Estónios é visita da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA). O propósito deste primeiro contacto entre representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do norte da Estónia e a ATAHCA é de iniciar a preparação de um projeto de cooperação transnacional para uma futura candidatura a apresentar ao PDR2020.

Oriundos de uma região do Báltico rica em áreas naturais protegidas (parques nacionais), procuram conhecer territórios rurais europeus igualmente dotados de parques nacionais para iniciar uma troca de experiências. A ATAHCA surge como uma evidência, sendo que o Parque Nacional da Peneda Gerês abrange cerca de 18% da sua zona de intervenção. A vinda a Portugal inclui uma visita ao Parque Nacional, nomeadamente à área inserida no concelho de Terras de Bouro, reuniões não só entre elementos dos GAL de ambos os países, como também com entidades locais que intervêm naquele território (associações, autarquias, empresários) para debater ideias, entendimentos e intervenções, complementadas por visitas a projetos de referência apoiados pela associação de desenvolvimento local, no âmbito do LEADER.

O próximo encontro entre os 10 GAL de Portugal, Eslovénia, Estónia e Letónia, parceiros do futuro projeto de cooperação, subordinado à temática “Desenvolvimento do turismo sustentável em áreas protegidas”, está já agendado para 15 de novembro, na Eslovénia, prevendo-se também a assinatura de um primeiro acordo de cooperação. 

Voltar