https://www.high-endrolex.com/3 ATAHCA | Notícia | WORKSHOP: Desafios da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
https://www.high-endrolex.com/3

Notícias

WORKSHOP: Desafios da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

2020-01-06

A ATAHCA organizou no passado dia 22 de janeiro de 2020 das 15 às 17 horas, o workshop intitulado “Desafios da internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da ação ”.

Os objetivos deste workshop foram:

- Compreender os principais motivos para a internacionalização;

- Distinguir os principais modos de entrada em mercados internacionais;

- Conhecer as novas variáveis a ter em conta no processo de internacionalização;

- Perceber os passos necessários para definir um Plano de Internacionalização e os seus objetivos estratégicos;

- Compreender a importância do Marketing-Mix;

- Perceber a relevância de uma comunicação assertiva;

- Receber inspiração: Como é que o Programa Formação Ação PME 2º Ciclo 2019-2021, promovido pela ATAHCA pode apoiar as necessidades específicas das micro e pequenas empresas.

 

Os Oradores Filipe Silva e Manuel Campos, Consultores em Internacionalização de Negócios, afirmaram que os processos de internacionalização apresentam um nível de crescimento bastante notório. “São processos utilizado por um cada vez maior número de empresas, nos mais variados setores de atividade”. Esclareceram que na “análise das várias estratégias de internacionalização deve ter-se em linha de conta as motivações específicas da empresa”.  E salientaram que “Em traços gerais, esta decisão tem subjacente duas etapas distintas. O ponto de partida encontra-se na existência de uma oportunidade de negócio no estrangeiro, o que pode significar uma opção de localização. O processo desenvolve-se com o estudo e seleção do melhor modo para atuar e explorar essa oportunidade”.

Durante o decorrer do workshop foi possível aumentar a consciência para a importância que a internacionalização tem para uma microempresa e para uma pequena empresa, que por norma apresenta recursos mais limitados do que os que estão disponíveis para as grandes marcas, as grandes empresas e as multinacionais.

 

Voltar